quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Cibercultura

Curso: Pedagogia
Disciplina: Educação e Tecnologia
Aluna: Pamela Martins Botelho
6 º Período- Noite- Aimorés


Resenha


Os sistemas de educação e a formação da cibercultura devem ter uma relação com o saber. Hoje na historia da humanidade as competências adquiridas pelo profissional estão antiquadas ao fim de sua carreira. Isto acontece devido às novas tecnologias, o ciberespaço passa atuar como fator predominante nessa nova contemporaneidade. O trabalho não é apenas para o sustento familiar e sim cada vez mais aprender, transmitir os conhecimentos adquiridos e repassá-los.
Um novo sistema de educação o ensino diversificado, o EAD (Ensino aberto e distância) utiliza de novas mídias e de toda tecnologia da cibercultura, o que acontece é um novo estilo de pedagogia onde a aprendizagem é coletiva em rede. A demanda de formação de alunos hoje é maior do que nunca, as faculdades são diversas e não suportam o numero de inscritos e para a sociedade que procura estar cada vez a frente no mercado procura soluções capazes de atender essa demanda. Seria necessário ampliar o esforço pedagógico tantos dos professores quantos dos formadores. Os recursos utilizados interagem o ensino através dos computadores, televisão educativa, TV a cabo, procuram técnicas a distâncias que proporcionem um aprendizado integral para todos que necessitam dessa nova modalidade. O ensino a distância para uns é um novo meio de se integrar a uma sociedade que antes não era possível, isso não quer dizer que todos concordem com esse novo método, uma vez que para atender essa demanda, os preços são menores e não há uma interação entre o professor e o aluno, o que para muitos é de extrema importância essa interação, a troca de conhecimento e de novos saberes. No ensino a distância o professor passa a ser um animador da inteligência coletiva dos grupos que estão ao seu redor.
A web um recurso muito utilizado pode ser ao mesmo tempo um plano normal e um plano diferenciado, ou seja, cada site é uma agente de seleção, ela se transforma permanentemente. A web não é apenas usada no ensino distância e sim muito utilizada no ensino primário, às aulas presenciais, as multimídias em geral e seus recursos são utilizados para dar mais ênfase nesse ensino, contando que estamos e um mundo que gera essa necessidade, e o ciberespaço é cada vez mais adotado tanto pelas empresas quanto pela sociedade em um todo. A emergência do ciberespaço não significa de forma alguma que tudo pode enfim ser acessado, mas antes que o todo está definitivamente fora do alcance. Este todo significa o que desejamos o que nos interessa o que devemos e podemos construir significados próprios que atuem de acordo com nossas necessidades.
O saber é transmitido pelo livro, onde contem todo conhecimento passado, podendo destacar que com a escrita podemos tornar-se mais críticos buscando uma totalidade dos saberes. Após a escrita, surge a impressão e sua transmissão passa acontecer em biblioteca. O saber é estruturado por uma rede de emissões que também serve para tornar consistente na memória.
O cibercultura também apresenta em seus novos modos de conhecimentos a simulação que se trata de uma tecnologia intelectual que amplifica a imaginação em suportes digitais. Assim esses processos se tornam compartilháveis, uma vez que a simulação tenta fazer parecer com o real. Por sua vez o interesse do ciberespaço é se tornar a principal infra - estrutura de produção, transação e gerenciamento econômico. Quem esse novo saber seja bem vindo, porem utilizado de maneira adequada e sempre com o pensamento de produzir novos saberes capazes de se interagirem entre si.
Ao pensar em aprendizagem permanente verificamos que as orientações aos alunos em um espaço de saber flutuante e destotalizado atualizam uma nova relação com o saber. Sendo assim dividido em brevês dos saberes básicos que são colocados nos troncos, já os saberes muito especializados formaram as folhas, os galhos reunirão as competências, e a árvore formada pode ser refletida como experiência coletiva de um grupo humano, evoluindo com essa experiência. Podemos pensar nessa árvore com um método para que esse sistema de árvores de competências possa contribuir para a luta contra o desemprego, pois estariam avaliando a experiência e não apenas um diploma.
Diante de inúmeras universidades em diferentes países, cada país possui um diploma, esses diplomas significam o grau de competência que o indivíduo possui devido a sua formação em curso. O que o autor ressalta que há uma iniciativa visando a indexação dinâmica dos recursos de formação, ou seja, a convergência progressiva encontra se,contudo,assegurada a longo prazo pela coerência do esquema proposto e por sua adequação as figuras emergentes da relação com o saber.Isso acontece porque cada vez mais o ciberespaço se estende, mais universal se torna, menos totalizável o mundo se torna.Uma nova ecologia de mídias vem se organizando no ciberespaço mostrando que pode existir uma forma de tentar manter a presença virtual entre a humanidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário